Quais os riscos de não se registrar a marca da sua empresa?

Começar uma empresa do zero é um risco, pois exige além de muito trabalho, um bom investimento. Mesmo com todas as dificuldades, você decide arriscar e passar por todas as etapas para solidificar o seu negócio e quando tudo está dando certo alguém registra a sua marca e você perde tudo o que conquistou por não ter feito o registro antes. Consegue imaginar?

Infelizmente isso é mais comum do que podemos imaginar, pois mesmo frisando a importância do registro da marca, muitos empresários ainda negligenciam o registro.

O que pode acontecer caso você não registre a sua marca?

Sem o registro, a sua marca fica vulnerável, pois ela não tem uma proteção legal e exclusiva, tanto para o nome, quanto o logo e outras empresas podem se utilizar da sua criação causando muita confusão, uma concorrência desleal e até mesmo prejudicar sua reputação.

Mas se isso acontecer eu posso fazer uma denúncia e tomar a medidas legais, não? Pode, mas sem o registro não será tão simples. O registro serve justamente para facilitar a proteção dos direitos da sua marca.

Outro ponto importante de destacar é que se você tem pretensões de ampliar o seu negócio para outras cidades e abrir franquias, ter o registro da sua marca junto ao INPI é de suma importância para evitar obstáculos legais. Bem como, se em determinado momento você decidir vender ou licenciar a sua empresa.

Sem contar na desvalorização da marca perante o mercado, pois uma marca sem registro é sempre um risco para qualquer investidor.

Você ainda tem dúvidas a respeito da importância de registrar o seu negócio? Entre em contato conosco. Esclarecemos todas as suas questões. Venha para a PADMA e obtenha seu registro de maneira descomplicada e totalmente online. Quer saber mais? Entre em contato com a PADMA pelo nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas.

Por Marcelo V. Chinazzo

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *