Digital Influencer: porque é importante fazer o seu registro de marca?

O mercado dos influenciadores digitais tem crescido cada vez mais, não à toa que o Brasil ocupa o topo do ranking em número de influenciadores no Instagram. Uma pesquisa feita pela Nielsen em 2022, apontou que 10,5 milhões de influenciadores usam a plataforma no Brasil e que esse mercado cresceria em até 53% ainda em 2022.

Muitas pessoas já entram nesse ramo buscando o sucesso e se estabelecer no mercado, enquanto que, outras, acabam indo por esse caminho mesmo sem grandes pretensões, mas o que importa é que, de uma forma ou de outra, elas acabam virando digital influencers.

Quem são os influenciadores digitais?

Há um bom tempo que apenas cantores, atores e outras profissões que tinham uma grande exposição deixaram de ser os únicos capazes de exercer alguma influência sobre um determinado público. Hoje, as redes sociais têm um alcance e uma relevância indiscutíveis nesse sentido. E é neste nicho que o digital influencer atua.

São pessoas que produzem conteúdo, seja de moda, de esporte, de cultura e, tantos outros assuntos, por meio das redes sociais e outras plataformas digitais exercendo uma grande influência sobre o seu público.

Por quê um influenciador digital deve registrar a sua marca?

Mesmo que você ache que será difícil chegar ao sucesso, pois a competição é grande, é bom se precaver. Um influenciador por si só já é uma marca e o seu conteúdo, o seu produto é a sua imagem.

E o influenciador constrói essa imagem perante o seu público através da sua personalidade, da sua reputação, do tipo de conteúdo produzido e de outras características que devem ser protegidas, pois é essa imagem que as grandes marcas escolhem associar os seus produtos.

Um influenciador que não registra a sua marca fica vulnerável. Se você não tem o seu registro, você pode perder até o seu nome para alguém que embarcou no seu sucesso, mas que foi mais rápido no registro. Além da perda financeira, esse tipo de situação prejudica a sua reputação e você perde seu público e, sem registro, sem respaldo jurídico para reverter os danos.

Outro ponto importante a ser considerado é que o influenciador pode registrar a sua marca em várias classes, precavendo-se, caso futuramente decida vender determinado produto ou serviço, não correrá o risco de ter sua marca usada de forma indevida.

Entendeu a importância do registro da marca para um digital influencer? Quer saber mais sobre o assunto? Vem para a PADMA e obtenha seu registro de maneira descomplicada e totalmente online. Quer saber mais? Entre em contato com a PADMA pelo nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas.

Por Marcelo V. Chinazzo

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *