Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Hoje, dia 27 de junho, é o dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A data é comemorada desde 2017, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução 71/279, proclamou essa data com o objetivo de evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), tanto as micro quanto as pequenas empresas são a espinha dorsal de grande parte das economias pelo mundo, desempenhando um papel fundamental em países em pleno desenvolvimento, pois geram emprego e renda reduzindo a pobreza. A ONU acredita ainda, que esses formatos de empresa, são fundamentais para criar os 600 milhões de empregos necessários para acompanhar o ritmo do crescimento da população ativa até 2030.

Micro, Pequenas e Médias Empresas no Brasil

No cenário nacional, de acordo com o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios brasileiros e respondem a 30% do PIB, além de serem responsáveis por 55% dos empregos no país.

Infelizmente, empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Além da falta de incentivo, abrir uma empresa exige muita burocracia e os impostos são altos. Manter um negócio exige alguns sacrifícios e para dar conta de tantos gastos muitos empreendedores trabalham mais de 44 horas semanais e quase 65% destes, tem rendimento mensal de apenas dois salários-mínimos.

O dia de hoje deve ser comemorado e servir de incentivo para que seja facilitada a abertura de novos negócios e a geração de emprego e renda. Parabéns a todos os micro, pequenos e médios empresários que batalham todos os dias para manter os seus negócios em pé aquecendo a nossa economia.

Abrir o próprio negócio não é tarefa fácil. Exige além de burocracia e custos, muito planejamento e trabalho duro, então você não vai querer correr o risco de perder tudo por não ter registrado a sua marca, não é mesmo? Quer saber como fazer para obter o registro? Conheça a “Padma: Registro de marca descomplicada e inteiramente online” através do site e entre em contato pelo nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas.

Por Marcelo V. Chinazzo

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *