Como funciona o registro de Software?

Segundo a definição do dicionário Aurélio, Software é um “conjunto de elementos que, num computador, compõe o sistema de processamento de dados“.  Com o rápido avanço tecnológico, o Software se tornou fundamental para a população mundial, pois é por meio dele que os computadores e aplicativos levam a tecnologia e informação. Para proteger essas criações intelectuais é preciso registrar.

O mercado tecnológico e o empreendedorismo nesta área vêm crescendo de maneira rápida, entretanto, muitos profissionais acabam perdendo detalhes pelo caminho, pois tem grandes ideias, mas não as protegem. Por isso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garante que os direitos autorais da criação por meio do registro. O processo da mesma forma que filmes, livros e demais obras.

O principal objetivo do registro de um Software éproteger a criação intelectual e impedir que outros copiem ou utilizem uma ideia sem a autorização do seu criador. Como todos sabemos, inventar algo diferente e único não é fácil, isso exige pesquisa, conhecimento e tempo, por isso, é necessário proteger todo o trabalho que envolve este processo para que, por apenas um descuido, tudo não vá por água abaixo.

O registro de um Software tem a duração de 50 anos. Além de proteger contra plágios, outra vantagem de ter uma criação tecnológica registrada é mostrar o trabalho sério desenvolvido pelo inventor e, assim, atrair mais investidores.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Por Verena Raymundo

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *